quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cidades do Amazonas

Cidades do Amazonas

Alvaraes

Amatura
Anama
Anori
Apui
Atalaia do Norte
Autazes
Barcelos
Barreirinha

Cidades do Amapá

Cidades do Amapá

Amapa
Calcoene
Cutias
Ferreira Gomes
Itaubal
Laranjal do Jari
Macapa
Mazagao
Oiapoque
Pedra Branca do Amapari

Cidades do Acre

Cidades do Acre

Acrelandia
Assis Brasil
Brasileia
Bujari
Capixaba
Cruzeiro do Sul
Epitaciolandia
Feijo
Jordao
Mancio Lima
Manoel Urbano

Lendas e Mitos da Região Norte

                                LENDAS E MITOS


Lenda do Boto

De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e  aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite. 

Danças Folclóricas

                Danças Folclóricas –  Região Norte


 · Camaleão (AM) – é dança de pares soltos que desenvolvem coreografia constituída por sete diferentes passos, chamados jornadas. Organizados em duas fileiras, homens e mulheres executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, 
longas, sapato preto afivelado, gravata pomposa; as mulheres trajam saias longas rodadas, blusas soltas, meias brancas, sapatos afivelados. 

Cultura da Região Norte

                                              Cultura da Região Norte


Os estados que compõem a região Norte do Brasil são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essa é a maior região brasileira em extensão territorial (3.853.397,2 km²), corresponde a aproximadamente 42% do território nacional e seu contingente populacional é de 15 milhões de habitantes, composto por indígenas e imigrantes: gaúchos, paranaenses, paulistas, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos.

Todos esses fatores contribuem para a pluralidade cultural, composta por diversas danças, crenças, comidas, festas, dentre outros aspectos que integram a cultura de um povo.

Os índios realizam inúmeros rituais, cada tribo expressa sua crença e tradição, havendo diferenciação nos elementos culturais. Em suas celebrações, os índios normalmente, se pintam e usam vários acessórios, por motivos de vaidade ou questões religiosas.

Celebração indígena

Curiosidades da Amazônia

   
                           Curiosidades da Amazônia


A Amazônia é dos Americanos?

Amazônia Sonho AmericanoO sonho dos americanos é possuir um pedaço de terra na Floresta Amazônica. Nos anos 20,Henry Ford querendo fugir da dominação dos ingleses sobre a borracha foi para a Amazônia. Na construção de casas com estilo faroeste e bairros com a cara de Hollywood, foi um projeto que fracassou devido sua falta de conhecimento.
 O local foi chamado de Fordlândia e era um ideal para Ford, pois além de querer criar uma base produtora de borracha no Brasil, ele queria uma sociedade saudável aos moldes amazônicos, ou seja, ele ficaria livre de toda aquela elite que ele abominava. Nenhum tipo de especialista no plantio de seringueira estava no local para averiguar os insucessos que ocorreram logo quando Ford iniciou os seus projetos.
 As casas construídas eram quentes e ótimas para quem morava nos EUA, mas na Amazônia não provocou o mesmo resultado. Foram construídas às margens do Rio Tapajós, e esse sonho acabou atraindo pragas, queimadas e desmatamentos no local, lixo, doenças e rebeliões.

Defesa da Amazônia

                                 Defesa da Amazônia



Com os problemas existentes na Amazônia foi necessário a criação de diversos órgãos, ONG's e fundações que atuam na luta pela manutenção e preservação do bioma e das populações nativas do local.
Borboleta Pousando na Flor
Veja abaixo algumas instituições que estão em defesa da Amazônia: 
Greenpeace

Organização não governamental que atua em todo o mundo, defendendo os interesses ambientais, incitando a busca dos direitos humanos de forma que as pessoas possam tomar novas posturas diante das questões ambientais.

Impactos Ambientais da Amazônia

      
                      Impactos Ambientais da Amazônia




Os impactos ambientais são desequilíbrios existentes no meio ambiente causados pelo encontro do homem com a natureza.
 São muitos os que afirmam a riqueza desse bioma. Por isso, são retirados da Amazônia quantidades expressivas de uma série de materiais, alimentos, recursos e produtos naturais provenientes desse ecossistema. Sem o correto manejo de algumas matérias primas corremos o risco de tornar estes recursos naturais cada vez mais escassos.

Rios da Amazônia

                                  Rios da Amazônia

 A Floresta Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, já que 80% de água doce se encontra na região amazônica. Assim, o Rio Amazonas, é o maior e o principal rio da Amazônia.
 Os rios se diferem pela coloração de acordo com determinadas substâncias e nutrientes que se encontram neles: 
  
   -Água preta: possuem esta cor por causa de ácidos húmicos e fúlvicos resultados da decomposição do húmus no solo. Nascem em terrenos de planície e carregam areia e húmus. Ex.: Rio Negro.
     -Águas claras: como são pouco ácidos, nascem dos escudos cristalinos. Ex.: Rio Tapajós.
   -Águas barrentas: provém de regiões montanhosas proporcionando esta coloração. Ex.: Rio Amazonas.

Plantas Medicinais

              Plantas Medicinais da floresta Amazônica

As riquezas medicinais encontradas na Amazônia são consideradas uma mina de ouro para o tratamento de diversas doenças. É desconhecida os tipos de plantas que possuem funções terapêuticas.
 Boldo, carqueja, erva cidreira, erva doce, guaraná são muito utilizadas em receitas caseiras por avós, tios e pelo menos ou já ouvimos falar dessas plantas, ou já conhecemos a eficácia delas no combate de doenças.
 Estes são os chamados medicamentos fitoterápicos, ou seja, um tipo de medicina alternativa com a produção de remédios provenientes das plantas. Muitos desses medicamentos servem de base para os sintéticos que são aqueles feitos em laboratório.

Tribos Indígenas

                                   Tribos Indígenas


A medicina popular advém da sabedoria e cultura indígena.  Os índios conviveram há milênios nesse ecossistema sem a necessidade de destruí-lo, pois eles se identificavam com a natureza de tal forma que não precisavam desmatar (veja tudo sobre o desmatamento no Brasil) ou causar maiores estragos à natureza. Eles utilizando recursos naturais curando as doenças através das plantas medicinais. Assim a junção do homem branco com o índio (miscigenação) veio a nos beneficiar em termos culturais.