segunda-feira, 2 de setembro de 2013

4º dia da semana da Pátria - Caixinha para celulares relacionada a Fauna e a Flora

Biodiversidade da Amazônia

        Biodiversidade da Amazônia

Vendo a floresta das alturas a presença da mata é bem visível, a extensa área verde, na mata fechada, parece não ter fim. O que observamos nesta grande área são as copas das árvores, que de tão juntas nos permitem ter essa visão e é por causa delas que há a dificuldade da entrada dos raios solares.
 De baixo presenciamos uma variedade de plantas e árvores que são diferentes em espécie e em tamanho. Árvores que chegam a mais de 40 metros de altura e sustentam cipós, raízes de outras plantas, folhas, ramos, plantas apoiadas em outras e isto não impede a passagem livre dos nutrientes.

A Importância da Amazônia

                    Importância da Amazônia

   A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e assim ela funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Seus vegetais são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera, no processo de evapotranspiração e o Rio Amazonas deságua 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano.
  
   Assim em critérios ambientais, sua importância surge devido a: 
   -  Variedade de espécies;
   -  Fitoterapia (proveniente das plantas medicinais);
   -  Água doce, responsável pelo controle hídrico e climático;
   -  Estoque de carbono;

FLORESTA AMAZÔNICA

                      FLORESTA AMAZÔNICA 


Floresta Amazônica: A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo e está localizada na região norte da América do Sul. Ela ocupa mais de 61% do território brasileiro. Rica em biodiversidade, possui uma fauna que corresponde a 80% das espécies no Brasil e uma flora que contem de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra. Ainda, sem contar com o fato de que os rios da Amazônia representam a maior reserva de água doce no mundo.

Comidas típicas dos estados da região Norte do Brasil

    Comidas típicas dos estados da região Norte do Brasil




As comidas típicas da região norte trazem consigo uma riquíssima tradição, que mesmo se modificando e se unindo a outras tradições, ainda possuem uma forte herança indígena. Devido à diversidade e variação de pratos e comidas entre os lugares, fiz uma pesquisa e listei os ingredientes utilizados para preparação dos pratos de cada estado. Caso você queira fazer alguma correção, ou adição de conteúdo, deixe seu comentário.